Green peace

terça-feira, 11 de março de 2014

Aqui estão duas maneiras distintas de responder consumidores preocupados com a destruição das florestas:
Uma delas é adotar um compromisso claro, com metas e prazos ambiciosos para eliminar o desmatamento da cadeia de produção; a outra é manter o status quo e continuar fazendo negócios como sempre, não enfrentando o problema de frente.
Hoje a Mars (produtora de ração para cachorro, chocolate, alimentos e bebidas) assumiu o compromisso de eliminar completamente o desmatamento de seus produtos até o fim de 2015.
Com esta resposta, a empresa se coloca no primeiro grupo. Mas ainda existem as que insistem em ignorar o apelo dos consumidores e manter o foco no chamado greenwash – discurso desgastado, para vender práticas questionáveis como sustentáveis.
As pessoas não querem comprar produtos  que causem desmatamento e extinção de animais. Mas a transformação de todo um segmento ou indústria só acontece quando toda essa gente consegue demandar uma postura diferente. A Mars agora faz parte de um grupo de empresas compromissadas a limpar suas cadeias de fornecedores. Entre elas estão Nestlé, Unilever, L’Oreal, Ferrero e outras. Confira a lista completa aqui.
Este anúncio deveria também servir como mais um alerta para a Procter & Gamble.
Desde que revelamos como a P&G compra óleo de palma proveniente de desmatamento nas florestas da Indonésia, os executivos da empresa não ofereceram solução alguma. Pior, eles insistem que são ‘comprometidos’ com práticas sustentáveis. E a cada nova empresa que assume compromisso público com uma política de fato compatível com a realidade atual, a situação e as políticas que a P&G chama de sustentáveis ficam cada vez mais constrangedoras.
Hoje pela manhã, ativistas abriram um banner gigante em uma plantação da Musim Mas – empresa fornecedora da P&G e envolvida em casos de crimes ambientais. Isso passa longe de sustentabilidade – pelo menos para o meio milhão de pessoas que exigem produtos livres de desmatamento nas prateleiras dos supermercados.
O que a P&G precisa fazer?
P&G deve seguir o mesmo caminho das empresas (Nestlé, Unilever, Ferrero, L’Oreal e agora a Mars)  que assumiram um compromisso público para implementar uma política interna que elimine o desmatamento de suas cadeias produtivas.  Essas empresas reconheceram que apenas a certificação RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil) não é suficiente para barrar a entrada de óleo de palma sujo em suas cadeias produtivas, e por isso foram além.
Está na hora da P&G dar um passo a mais e parar de fazer seus consumidores cúmplices da destruição florestal e da extinção de animais raros e ameaçados como o tigre-de-sumatra. Diga para a P&G que você quer que produtos como o Head & Shoulders sejam livres de desmatamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário